quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Como eu era antes de você | Jojo Moyes


Esse livro meio que chegou às minhas
mãos por acaso.




TítuloComo eu era antes de você
Título Original: Me Before You
Autor: Jojo Moyes
Tradução: Beatriz Horta
Ano: 2016
Páginas: 368
Editora: Intrínseca
Gênero: Literatura Estrangeira / Romance / Ficção
Modo de Leitura: Esquerda para Direita



 Resenha 

Olá pessoas, hoje vou falar sobre o livro Como eu era antes de você, da Jojo Moyes. Esse livro meio que chegou às minhas mãos por acaso. Uma amiga que leu me disse que eu ia gostar pois se tratava de um livro super emocionante. Eu particularmente não me interessei muito quando ele lançou, mas quando eu vi que o filme estava para estrear eu resolvi dar uma chance pra ele antes de ver o filme (o qual ainda não assisti até o momento.) Will e Lou são pessoas completamente diferentes. Viviam praticamente em universos paralelos. Will era um CEO de sucesso em Londres, ambicioso, rico, tinha uma namorada perfeita, digna de capas de revistas e
adorava uma aventura. Vivia sua vida ao máximo!

Lou morava numa pequena cidade turística do interior que girava em torno de um Castelo histórico. Tinha 26 anos, trabalhava em um café, morava com os pais, tinha um namorado chamado Patrick e nenhuma ambição ou objetivo na vida.

Até que um dia eles são obrigados a sair de suas zonas de conforto e encarar uma realidade muito diferente. Will sofre um acidente e fica tetraplégico. Lou é demitida do café em que trabalhava há 6 anos e se vê sem emprego, sem experiência e sem qualificação, tendo que procurar por um emprego qualquer para ajudar nas despesas da casa.

O único emprego aparentemente para o qual ela seria apta a se candidatar era o de cuidadora de um tetraplégico. Mas ela não tinha experiência alguma como cuidadora, muito menos com "tetraplégicos". Mesmo assim acaba sendo contratada pela Sra. Traynor e é dessa forma que Will e Lou acabam se conhecendo.

Num primeiro momento Lou odeia o emprego. Will é muito hostil, amargo e agressivo com ela, mas Lou tenta aguentar firme pelo dinheiro. Aos poucos eles acabam se aproximando e construindo uma relação intensa de intimidade e amizade que se transforma em amor. Não somente no amor romântico, mas no amor verdadeiro, que rompe todos os obstáculos, que se flexibiliza, que vê beleza onde não há.

Como eu era antes de você é uma linda história de amor, não daqueles tipos de clichês que vemos por aí, em que os mocinhos se apaixonam à primeira vista e salvam e transformam suas vidas, com um lindo final feliz. Não!! O livro é o retrato fiel da vida, com todos os seus percalços e sofrimentos. A relação de Will e Lou é construída dia após dia e vai se transformando do descaso à profunda admiração e orgulho. Eles eram completos estranhos, mas adversidade da vida acabou aproximando-os e mudando por completo a trajetória de ambos.

Depois do acidente Will havia ficado muito infeliz. Ele tinha frequentes dores, infecções, limitações absurdas e dependia de todos. Além disso, tinha que lidar com olhares de descaso e piedade e com pessoas decidindo tudo por ele. Para alguém que havia sido cheio de vida, orgulhoso, cheio de opinião própria, era algo muito difícil de conviver e principalmente de se aceitar.

Ele é predominantemente narrado em primeira pessoa por Lou, mas temos alguns esparsos capítulos narrados por outros personagens fazendo com que a gente conheça outros pontos de vista da história.

Essa Edição
  • Boa Diagramação, bem espaçado.
  • Detalhes da capa com Emilia Clarke (Louisa Clark) e Sam Claflin (William Traynor) que de perto é linda, super delicada, com uma ilustração bem sugestiva e condizente com o tema. 
  • Papel Pólen Soft 70g/m², ou seja, folhas creme que agride menos aos olhos. 
  • Poucos erros de português ou escrita (se eu contei 5 foi muito).

Opinião do JR

Eu não me emocionei a ponte de chorar como muitas pessoas que leram ou viram o filme comentaram, mas ao mesmo tempo que é uma história muito bonita, você se envolve e se identifica com os personagens a ponto de querer dar umas bons palmadas em uns e abraçar e apertar outros até não querer mais. Com os altos e baixos no fluxo de leitura eu levei um tempinho pra terminar de ler, não foi um livro que me prendeu muito mas é uma boa leitura. Eu dei 3 estrelas. 

· PONTOS POSITIVOS
  • Boa diagramação, uma capa delicada e dentro do tema. 
  • Uma lição de vida, partes emocionantes e hilárias onde a autora consegue lhe ranca boas gargalhadas.
  • Eu gostei mais do meio do livro do que o final em si, Mas super recomendo e vale cada minuto gasto na leitura. Mas é um livro muito fácil de ler, não tem palavras rebuscadas e difíceis.
· PONTOS NEGATIVOS
  • Eu achei que apesar da autora escrever super bem, achei alguns pontos meio arrastados, é um tipo de livro que no momento você está gostando ai no capítulo seguinte você lê com uma certa relutância ai uns dois capítulos depois a leitura volta a te prender.
  • Informações desnecessária as vezes, onde um trecho poderia ser mais enxuto, fica-se remoendo e remoendo.

Minha Classificação:  ♥♥♥ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário